Qual é a diferença entre edredom e cobertor?

O inverno começou e está na hora de puxar o arsenal do armário para preparar uma cama quentinha nas noites frias ou aumentá-lo com os edredons e cobertores que se tornam tão comuns em lojas, como a Casa Renata, nesta época do ano.
Mas… qual é a diferença entre eles?
Muitas pessoas têm essa dúvida e, se você está entre elas, precisa ler esse texto até o final.
O que é um cobertor?
O cobertor é a opção mais tradicional para aquecer a cama. Aquela que, junto com o tijolo aquecido no fogão a lenha e enrolado em uma toalha velha, lembra as noites passadas na casa da vó e do vô.
Naquela época da infância, ele era feito de lã, mas hoje você consegue encontrar opções em microfibra ou poliéster, que são mais leves e fáceis de lavar. A diferença entre eles é que a lã, por ser um tecido natural, retém o calor por mais tempo, mas pode acabar despertando a rinite alheia.
Já as opções em microfibra e poliéster são antialérgicas, sendo indicados para todo mundo. Por serem mais leves e confeccionadas com fibras sintéticas, os cobertores nesses tecidos combinam melhor com as noites moderadamente frias, podendo ser usados sozinhos ou combinados a uma manta ou lençol para aumentar o aquecimento.
Agora se o frio é extremo, talvez a melhor opção seja o…
Edredom: o que é e quais são as características dele?
O edredom é uma peça mais volumosa e estruturada, composta por enchimento (fibra siliconada, pluma sintética ou natural) e revestida por um tecido de algodão ou poliéster.
Ele é espesso, pesado e o queridinho de que preferia ter nascido no Nordeste, bem longe das noites de frio intenso, daquelas que são antecedidas pelas manhãs de geada.
O edredom alia elegância com aquecimento confortável, fazendo com que sair da cama e encarar o vento gelado que sopra do lado de fora seja uma missão quase impossível. Infelizmente, sua maior vantagem também é a sua maior desvantagem: por ser mais pesado e volumoso, o edredom também demanda mais força e trabalho na hora de lavar e guardar.
E o tal do coberdrom entra aonde nessa história?
O coberdrom une o melhor dos dois mundos: a leveza e maciez do cobertor por fora, com o enchimento estruturado do edredom por dentro e, por isso, se tornou tão popular nos últimos invernos. E por ser perfeito para quem deseja uma cama quentinha, sem abrir mão de praticidade e conforto.
Geralmente é confeccionado com o exterior em microfibra e o interior de fibra sintética, o coberdrom se destaca por seu toque aveludado e por garantir um aquecimento equilibrado nas noites amenas de início de outono ou da primavera.
Além disso, ele também pode ser encontrado com uma ampla diversidade de cores, estampas e texturas, deixando a cama convidativa e aconchegante, e tem o custo-benefício que toda brasileira ama.
Item | Peso | Nível de Aquecimento | Tecido | Melhor para |
Cobertor | Leve | Moderado | Lã, microfibra e poliéster | Início de inverno e primavera, fim de outono |
Edredom | Pesado e volumoso | Alto | Algodão, poliéster, e pluma natural e sintética | Invernos rigorosos, noites geladas |
H2 - Qual é a opção certa para você?
Os dois são incríveis e você vai precisar seguir o seu coração.
Maaaas….
Nós temos algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa difícil, começando com análise o clima da sua região, é mais quente? Mais frio? As estações são bem definidas? Qual é o seu nível de sensibilidade ao frio? Essas são algumas perguntas que você pode (e deve!) se fazer na hora da escolha.
Outro ponto que você deve considerar é se você é ou não alérgica, se tem restrições para lavagem e manutenção ou se a pessoa que vai utilizar a peça tem essas restrições, como os idosos que, muitas vezes, têm dificuldade de mobilidade e podem não conseguir guardar as peças mais pesadas ou erguê-las quando molhadas.
Nesses casos, independente do frio que faz na sua região, opte por peças mais leves e aumente o número para manter o nível de aquecimento. Fora isso, independente da sua escolha, o importante é que você e a sua família desfrutem de noites tranquilas e aquecidas.