Dicas para manter seu travesseiro sempre limpo e conservado

Desfrutar de um travesseiro macio, confortável, que se ajuste bem às necessidades é o sonho de qualquer pessoa ao se deitar para dormir, certo?
O que poucos sabem é que, assim como outras peças de uso pessoal, os travesseiros têm um tempo de vida útil, período no qual eles trazem todos os benefícios apresentados pelo fabricante, proporcionando um sono de qualidade aos usuários.
E qual é o prazo de validade dos travesseiros?
Depende da qualidade do material, mas boa parte dos fabricantes indica um período de uso de até dois anos antes de realizar a troca. O que poucos falam é que, com os cuidados certos, você pode prolongar esse período por alguns meses ou até mesmo um ano.
Capas protetoras: a primeira camada de defesa
O primeiro passo para garantir a longevidade e a higiene do seu travesseiro é investir em capas protetoras de alta qualidade. Elas funcionam como uma barreira contra o suor, poeira e ácaros, ajudando a proteger o tecido do travesseiro de danos e sujeira.
O segredo aqui é escolher capas fabricadas com materiais que sejam respiráveis, permitindo a circulação de ar e evitando o acúmulo de umidade, o que pode levar ao aparecimento de mofo. Outro ponto bem importante é a higienização da capa protetora. Assim como a fronha e demais roupas de cama, ela deve ser substituída para lavagem a cada semana ou, no máximo, a cada duas semanas.
A Importância da troca semanal das fronhas
Se você acredita que as fronhas são apenas elementos decorativos para os travesseiros, deixando-os bonitos e finalizando a arrumação da sua cama, está parcialmente certo. Assim como os demais elementos utilizados para criar uma cama posta bonita, elegante e sofisticada, as fronhas têm um valor estético, proporcionando um tipo de satisfação único, que só quem experimentou sabe.
Entretanto, precisamos contar para você que a função delas excede a de agradar seus olhos e seu coração. As fronhas são a segunda camada de proteção do seu travesseiro, desempenhando um papel fundamental na higiene dele e, assim como os demais elementos do jogo de cama, sua troca deve acontecer semanalmente para evitar o acúmulo de suor, oleosidade e poeira, que podem ser prejudiciais à saúde da sua pele e ao seu conforto durante o sono.
Lave seu travesseiro regularmente com o carinho que ele merece
Com o tempo e o uso, o travesseiro vai acabar acumulando ácaros, compostos alérgenos e bactérias. É um processo que acontece devido ao uso e que pode ser minimizado com a lavagem periódica do seu travesseiro, o que irá preservar o seu bem-estar e a sua saúde.
A lavagem é a mesma para todo travesseiro, independente do material?
Não, tanto a frequência quanto o tipo de cuidado necessário variam de acordo com o material de enchimento do travesseiro. Por exemplo, travesseiros de fibra, pena e viscoelástico requerem tratamentos específicos, já os peletizados podem ser higienizados no ciclo delicado da máquina para não danificar o tecido ou o enchimento.
Antes da primeira lavagem, verifique as instruções do fabricante para saber a forma correta de higienização do seu travesseiro, bem como o período entre uma higienização e outra, que pode variar entre três e seis meses. Assim, você desfruta de todos os benefícios que ele pode oferecer.
Deixe Respirar: Ventilação é Sua Aliada Contra a Humidade
Um travesseiro bem ventilado é fundamental para evitar o acúmulo de umidade, que pode causar o desenvolvimento de mofo e bactérias. Por isso, sempre que possível, deixe seu travesseiro respirar ao sol, por pelo menos algumas horas, para garantir que ele permaneça fresco e seco.
Evite o uso de roupas de camas feitas com tecidos não respiráveis. A ventilação adequada é um dos principais aliados na conservação do seu travesseiro, prolongando sua vida útil e mantendo o seu conforto.
Não aprendi a dizer adeus: como saber se está na hora de trocar o travesseiro
É difícil admitir, mas mesmo com todos os cuidados, chega uma hora em que o travesseiro precisa ser substituído. Entretanto, muitos brasileiros acreditam que o travesseiro tem durabilidade eterna, devendo ser substituído quando começa a se desfazer ou “ficar ruim”.
Se você chegou até aqui, já sabe que seu travesseiro tem um tempo de vida útil, em média 2 anos, mas que os cuidados certos, aqueles que apresentamos anteriormente, você pode prolongar essa durabilidade por mais tempo.
Mas saber que está na hora de trocar o seu travesseiro?
O primeiro sinal é a diminuição na qualidade do seu sono. Dores nos ombros, nas costas e no pescoço são indicativos de que está na hora de investir em um travesseiro novo.
Além dos sinais que o seu corpo dá, deformações, mau cheiro persistente ou manchas que não saem nem com a fórmula caseira super secreta de remoção da sua avó, são mais alguns indicativos de que está na hora de aposentar o travesseiro, escolhendo um modelo mais novo, confortável de qualidade impecável, que irá te proporcionar uma deliciosa noite de sono e um despertar tranquilo.
-
Pillow Top Pluma Touch - Extra Macio
Pillow Top Pluma Touch - Extra Macio - Sobre Colchão
-
Edredom Dupla Face Queen Percal 400 Fios 100% Algodão Egípcio Luxo Casa di Valle
Encontre agora na Renata Decorações um luxuoso Edredom Queen em Percal 400 fios 100% algodão e adquira com desconto à vista ou parcelamento Sem Juros!
-
Jogo de Cama King Percal 300 Fios Viena Dia a Dia 4 Peças
Descubra o conforto do Jogo de Cama King Viena 300 Fios. Qualidade e design sofisticado em 4 peças. Compre o seu na Renata Decorações!
-